segunda-feira, 4 de maio de 2015

Como organizar Festa de Aniversário de Um Ano

Preparar a festa de aniversário de 1 ano do(a)  filho(a) pode parecer tão sem mistério como qualquer outro evento e festa que a mamãe de primeira viagem já organizou, mas… Apostem que há mais detalhes e fatores que permeiam esta festinha de número 1 que podemos imaginar! Afinal, para o lado da mãe, a organização para a data vem junto com os primeiros passinhos da criança,  a rotina corrida em casa e no trabalho e a expectativa criada para este evento. Praticidade e confiança nas escolhas se tornam quase que convidados de honra para que tudo corra da melhor forma! Quem já passou ou está passando por esta etapa acaba optando entre preparar uma reunião mais próxima e familiar ou aumentar os números e partir para um evento de maior porte e organizado por terceiros. Independente do tamanho da comemoração, para que o check list se torne um pouco menos complicado e prazeroso para as mamães, listamos sugestões e etapas para este processo de criação!
Como toda festa, tudo começa com três definições:
1. O volume da festinha. Quantas pessoas vamos convidar? A festa vai se expandir para amigos e colegas de trabalho ou ficará reservada à família?
2. A locação. Onde será oferecida a festa? Pelo número de convidados já decido, é possível fazer em casa ou no salão? Ou vamos partir para o aluguel de um espaço?
3. Tema e período da festa. O conceito não vai afetar em tantas escolhas e é mais decorativo (apesar de gerar muitas dúvidas), mas o horário acaba definindo a alimentação.
Mãos na massa : Com estes três primeiros passos listados e anotados, o cenário parece clarear e a festa começa a ser desenhada em nossa cabeça. É óbvio que vários detalhes e toda espécie de fornecedores ainda estão para ser decididos, mas está aí o esqueleto da festinha e é chegada a hora de colocar a mão na massa.
Lembrete na agenda: Depois de chegar ao número de convidados (sempre achamos mais alguém imprescindível de última hora, né?) e o tema para seu filhote, coloque como primazia a reserva da data na locação escolhida (caso seja externa) e avise os envolvidos. Hoje em dia, é comum enviar um“Save the date” por e-mail como acontece em casamentos, sempre bom para prepará-los já que é uma ocasião super especial e para que, na organização, já fique mais claro e certo quantos realmente virão. É nesta etapa que também já pode ser decidido e confeccionado o convite. Há quem seja prático e opte também pelo modelo virtual, mas para quem não dispensa a criação com papel e impresso, é importante encomendar e produzir com antecedência. A entrega presencial ou mesmo o envio via correio é mais demorada e esse tempo precisa ser contado. 
Comes & Bebes : Assim como em chás de fralda ou bebê, na festa de um ano, a alimentação e bebida costuma girar em torno de refeições, petiscos, doces e bebidas que sejam comuns ao universo infantil. Não é tão corriqueiro servir bebidas alcoólicas, a não ser para um brinde, ou pratos sofisticados. É gostoso e sempre bem-vindo oferecer alimentos que possam ser apreciados com as mãos e fáceis de serem servidos. Pipoca, mini cachorro quente, salgados variados, bolinhos no palito e refrescos sempre caem bem e podem receber decoração e embalagens especiais. Se a festa for de pequeno porte, pense em um espaço fixo para organizar os quitutes, já se o número de convidados for maior e o serviço precisar ser volante, não deixe de pensar em garçons e na ordem que prefere servi-los. Para os bolos e docinhos, o carinho nesta ocasião é sempre mais especial. Reserve um dia para provar as escolhas dos fornecedores e tenha em mente antes de encomendar por qual tipo de bolo tem preferência. É possível brincar com modelos com pasta americana e decorados, optar pelo simples e lindo com cobertura de brigadeiro ou eleger aquele cenográfico que só faz parte da decoração da mesa.
Decoração do ambiente : Imaginar a cara da festa é quase imediato após definir o tema, não é? Nesta fase da organização, temos uma infinidade de possibilidades e caminhos a seguir. Vale colocar no papel os gastos que já foram dispensados com os itens anteriores e estimar o quanto ainda pode ser investido. Lembre-se que aqui devem estar presentes toda a ornamentação da mesa do bolo, arranjos nas mesas, lembrancinhas, móbiles ou balões, elementos variados pelo ambiente.
Relaxe e curta o momento único: São várias as fases da organização e tudo pode ser feito no tamanho, valores e tempo disponíveis. A festa de um ano é uma celebração para os pais e parentes próximos que deve ser levada de forma leve e carinhosa, afinal, é para essa nova família que se formou este encontro de comemoração e união! Juntar cores, amigos, sentimentos positivos e amor ao pequeno deve ser prazeroso. Então, tenha em mente que a organização da festa deve ser mensurada e feita para apenas gerar boas lembranças. Tome nota dos principais desejos e possibilidades e siga em frente curtindo tudo com muita alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário