segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dicas: Bolo de Aniversário


Algumas dúvidas são frequentes: qual o tamanho do bolo que eu devo fazer/encomendar? Qual massa e recheio escolher? Como deve ser a cobertura (glacê, pasta americana, confeitos)? Deve ficar dentro ou fora da geladeira? Para tentar ajudar , fizemos esse post como um mini-guia do bolo de aniversário. E se você que está lendo tiver alguma informação adicional e quiser compartilhar , será ótimo é só deixar um comentário ! 


 O tamanho do bolo de aniversário :
Antes de mais nada, você deve calcular o tamanho do bolo que precisará para a festa de aniversário. Se você perguntar a uma doceira, a resposta provavelmente será: calcule 100g de bolo para cada convidado (exemplo: se você tiver 50 convidados, seriam 50 X 100g = um bolo de 5 Kg). Minha experiência pessoal: 100g por convidado, ainda mais em festa infantil, é bolo que não acaba mais (a não ser que você seja do tipo que adora partilhar a quantidade que sobrou – ou o famoso “leva um pedacinho para casa, vai!” Aí tudo certo com esse cálculo!). Todas as vezes em que eu encomendei essa quantidade de bolo, sobrou praticamente a metade, o que eu considero muito desperdício. Nas minhas contas, se você calcular 80g para cada convidado (incluindo as crianças – em idade que comem bolo, claro! O bebezinho de 4 meses não conta!), terá um tamanho muito aproximado da sua necessidade. Vamos a outro exemplo: para uma festa com 30 adultos e 20 crianças (as mesmas 50 pessoas), você teria: 50 X 80g = um bolo de 4 Kg. O tamanho do bolo também está relacionado à quantidade de outros itens que você servirá na festa. Se você tiver outros docinhos (calcule uma média de 6 por convidado), por exemplo, muita gente não se servirá do bolo. Nesse caso, os 80g por convidado serão suficientes. Agora se a comemoração foi literalmente “só um bolinho” (sem nenhum outro doce), pode ser uma boa encomendar um bolo um pouco maior (é provável que muita gente repita, especialmente se estiver gostoso!).
O formato do bolo :
Por incrível que pareça o formato do bolo também influenciará no tamanho a ser feito/encomendado. Certa vez eu encomendei um bolo de 5 Kg para uma festa com pouco mais de 60 convidados. O bolo era baixinho, retangular e bem largo. No ano seguinte, encomendei para uma festa com as mesmas pessoas um outro bolo de 5 Kg; só que esse era alto e mais estreito. Conclusão: na hora de cortar, cada pedaço ficou com a largura habitual, mas bem mais alto (portanto, maior!). O bolo rendeu um número menor de pedaços e por pouco não deu para os convidados repetirem. Em termos de praticidade na hora de cortar, nada se compara ao bolo quadrado ou retangular. Já o bolo redondo costuma ser cortado deixando-se a parte do meio (tem gente que não gosta de servi-la; se esse for seu caso, considere que o rendimento desse bolo será um pouco menor). Na montagem daquelas mesas de aniversário lindas de morrer, o bolo redondo costuma ficar esteticamente mais bonito. Um bolo desses em um suporte alto chama a atenção de todos os convidados e produz um efeito diferenciado nas fotos (que no final das contas são, sim, importantes, porque serão as imagens que você guardará de recordação para o resto da vida!). Para bolos de vários andares, considere a ideia de fazer apenas um deles de verdade, e os outros cenográficos (fica mais barato, pois a execução é bem mais fácil).

A massa e o recheio do bolo :
Em festa de criança, se você não quiser errar, faça massa de chocolate com recheio de brigadeiro. Esse é o favorito dos pequenos, não há discussão! Você pode até fazer algumas adaptações para agradar também os adultos: colocar nozes, morangos ou coco (bolo prestígio), por exemplo. Se você quiser optar por um bolo mais saudável, tente o com massa de cenoura (mas a cobertura de chocolate continua sendo fundamental!), com o qual as crianças já estão habituadas. Os bolos de frutas (com recheio de ameixa, ou abacaxi) costumam agradar os adultos, mas não as crianças. Eu não arriscaria para um aniversário infantil. Evite também o chantilly (os pequenos não curtem e há muitos pais que não o vêem como um ingrediente saudável, uma vez que são extremamente gordurosos).
A cobertura do bolo :
A pergunta básica que você deve responder para escolher a cobertura é: você quer que ela seja gostosa ou bonita? Se a resposta for: eu prefiro um bolo vistoso, então não há como competir com a pasta americana. Com ela é possível dar forma a detalhes que você não conseguiria com um glacê, por exemplo. Flores, personagens, rendas… Com a pasta americana é possível obter efeitos maravilhosos (mas alguma dúvida de que em termos de sabor uma cobertura de brigadeiro é muito mais gostosa? Pelo menos para mim, não!). Existem outros tipos de massa que são derivações da pasta americana e que são utilizadas por confeiteiros para fazer detalhes da decoração, mas como esse é um assunto muito específico, não trataremos aqui. Uma opção interessante se você quiser uma cobertura gostosa e com algum diferencial (um personagem de desenho animado, por exemplo), é fazer o bolo convencional e encomendar o bonequinho de massa de biscuit. A internet está repleta de sites de venda de artesanato onde você pode consegui-lo. Recentemente um bolo que vem fazendo sucesso é o do tipo Kit Kat. Nele você usa as barrinhas desse chocolate para fazer o entorno do bolo. A parte superior é coberta com confeitos do tipo M&M. Relativamente simples de fazer, eu acho um bolo com excelente custo-benefício, e o melhor: que você mesma pode fazer em casa.
A conservação do bolo :
Bolos com pasta americana não vão à geladeira; assim que recebê-lo, coloque-o diretamente na mesa. Já os bolos com chantilly ou marshmallow devem ir à geladeira, do contrário derretem (principalmente nos meses de calor do nosso país).

Os bolos cenográficos :
Há quem não goste, que considere fundamental que o bolo da mesa seja exatamente aquele que será servido. Eu discordo. Acho que os bolos cenográficos são interessantíssimos, pois são mais baratos do que os correspondentes feitos com pasta americana (já falei sobre eles no post de como decorar uma festa infantil). A vantagem de utilizá-los é que o visual da mesa ficará bonito do começo ao fim da festa. Enquanto isso, o bolo “de verdade” fica dentro da geladeira (nesse caso, obviamente, você optará por um bolo mais simples – e que pode ser muito mais gostoso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário